Especial CCXP 2015 – 3° Mundo

Olá mundo!

Bem-vindos à mais uma resenha e hoje, dando continuidade ao especial da CCXP 2015 que começou no post anterior com a análise de SYAM. Caso não tenha lido, dê uma olhada na página inicial do blog. Lembrando que toda a introdução desse especial, foi feita lá, portanto vamos apenas prosseguir com a análise.

E o quadrinho que lhes trago hoje me chamou a atenção bem antes do evento, mas tive a oportunidade de comprar lá, das mãos de um dos próprios autores, e ganhei um autógrafo muito massa que valeu a espera. Moços e moças, conheçam 3° Mundo.

Marginal-Comics-3°-MUNDO-01

Costumo iniciar as resenhas com uma breve introdução dos envolvidos no projeto e todo o seu processo de elaboração até chegar no resultado final, como já sabem. Porém, não encontrei nada além de algumas sinopses no site.

Decidi tentar entrar em contato com a equipe de criação de 3°Mundo e recebi um belo presente. Melhor do que, simplesmente, ter recebido essas informações, conversei com ninguém menos do que Ibu Junior, roteirista da HQ.

Foi um papo bem curto, mas que garantiu algumas coisas muito interessantes sobre o quadrinho, para vocês. Espero que gostem. E agradeço também ao Ibu pela atenção e confiança. Valeu, cara.

IMG_20160109_205816731

3° Mundo é uma HQ nacional, independente, de cunho crítico. Lançada em 2015 pela editora, também independente, Marginal Comics, que, inclusive, é um blog e uma página no Facebook – lugar onde se originou o projeto.

Ao contrário do que eu pensava, a obra não foi financiada coletivamente, através de doações em Crowdfunding. A página da Marginal Comics no Facebook existia desde 2014 e já contava com postagens semanais de tirinhas, também com o teor crítico-social. A partir daí, visando criar seu público-alvo, o projeto 3° Mundo se iniciou, e depois de juntar recursos financeiros suficientes, a HQ ganhou vida. Com narrativa por Ibu Junior, desenhos de Roberto Yo, assistência de cores de Nicolle Nagassima e revisão de Ibu Dario e Ibu Marii.

A proposta do quadrinho é simples e direta: fazer com que qualquer um que viva ou tenha conhecimento dessa realidade, possa se sentir representado. Quebrando a lógica de haver heróis e vilões como estamos acostumados ver e os transpondo à nossa realidade.

Sabendo disso, vamos para a história, que na verdade possui muito mais sentimento e questionamentos sociais, do que um enredo, de fato.

Raoni e seus dois amigos, Luna e Nelson, moradores de uma favela conhecida como 3° Mundo, decidem assistir uma chuva de meteoros que será visível no bairro vizinho, Centro Alto. No caminho, acompanhamos diálogos entre eles, questionando os porquês da sua existência e a sua participação na imensidão do universo.

Não posso comentar muitas coisas para não estragar a experiência de vocês, mas garanto que a HQ vale a leitura.

Como disse, a HQ possui muito sentimento, o que faz você querer ler, reler e ler mais uma vez para poder pensar nos temas discutidos novamente. Os temas levantados de forma sutil e espetacular, criam um certo desconforto ao pensar que esses problemas são reais e acontecem diariamente na vida de muitas pessoas no mundo. E esse desconforto não está presente só nas falas dos personagens, mas também espalhadas pelo cenário incrivelmente bem construído. Frases de protesto estampam muros da selva de pedra como gritos silenciosos, outdoors com marcas de produtos característicos do consumismo desenfreado, são algumas das coisas que chamam a atenção.

A arte é muito bem-feita e tem uma simplicidade que combina perfeitamente com o roteiro. As expressões dos personagens são ótimas e a ambientação consegue transmitir todo o peso e a tristeza dos problemas de cada um.

Infelizmente a HQ é bem curta, tem apenas 40 páginas, mas nada que atrapalhe. A história é bem centrada e termina bem.

10911236_895801890452878_7988428347608190428_o
Tirinha postada no Fabebook da Marginal Comics.

 

3º Mundo foi uma leitura muito legal e reflexiva que vai me acompanhar durante muito tempo, e que, agora, aconselho a todos vocês…

 

 

Espero que tenham gostado e lembre-se de compartilhar essa resenha em suas redes sociais, me seguir nas minhas e ao blog também. Obrigado e tudo de bom para todos. Até a próxima.

 

Facebook – Marginal Comics

Compre 3ºMundo http://goo.gl/13xvCo

Blog Marginal comics – http://goo.gl/9Njv9P

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s